Programa de Gerenciamento da Saúde

 

O Programa de Gerenciamento da Saúde (PGS), promovido pela ASTTI e AACRT, tem por objetivo contribuir para que todos os associados sejam portadores de informações para melhor cuidado com sua própria saúde, considerando que a prevenção é essencial para manutenção do bem-estar e qualidade de vida. Os assistidos do PGS recebem orientação de profissionais da área da saúde, tais como, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta e assistente social. O PGS é oferecido de forma gratuita e sua adesão se dá de forma voluntária para os associados que possuem o plano Unimax da Unimed.
Além disso, desde 2013 o PGS vem oferecendo atividades físicas orientadas, a fim de proporcionar aos participantes a melhora do condicionamento físico, a sociabilidade e a qualidade de vida. As atividades do PGS são orientadas pelos profissionais da Veloz, empresa que presta assessoria esportiva, sendo oferecidas semanalmente de forma gratuita para os associados da AACRT e ASTTI.

 

DÚVIDAS FREQUENTES:


O PGS faz parte do plano de saúde da Unimed?
Não, o PGS não está previsto em contrato com a Unimed, contudo, foi criado em parceria pela AACRT, ASTTI e Unimed como forma de orientar sobre cuidados em saúde.

 

Existe alguma mensalidade para participar do PGS?
Não. O programa é oferecido de forma gratuita e sua adesão é voluntária, contudo, é necessário que você siga as orientações dos profissionais, pois é isto que fará a diferença na sua saúde e qualidade de vida.

 

Como faço para participar do PGS?
A adesão ao PGS pode ser espontânea. Se você ou seu familiar possui o plano Unimax da Unimed, entre em contato conosco pelo fone: (51) 3076 2450 com Assistente Social Lauana ou nos visite na sede da AACRT localizada na Rua. Dr. Ramiro D’Ávila, 176, Porto Alegre.


Quem são os profissionais que trabalham no PGS?
O programa é operacionalizado pela empresa Hospitalar ATS e os profissionais são funcionários desta empresa, não são da Unimed.

 

O médico irá até a minha casa?
Não. As visitas domiciliares serão realizadas por profissionais da saúde da empresa parceira Hospitalar ATS, tais como, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta e assistente social, sendo selecionada a especialidade conforme melhor indicação para suas necessidades, de acordo com avaliação da equipe do programa.
As visitas dos profissionais da Hospitalar ATS substituem as idas ao médico?
Não. Os profissionais da Hospitalar ATS fornecem orientações com o objetivo de contribuir para que todos os associados sejam portadores de informações para melhor cuidado com sua própria saúde, reforçando as orientações do seu médico, nunca substituindo a consulta, que é fundamental para o acompanhamento de sua saúde.

 

Preciso ir até a AACRT para ser acompanhada pelo PGS?
Não. Você irá receber o acompanhamento dos profissionais de saúde em sua residência ou através de contato telefônico, não sendo necessário se deslocar até a AACRT. As visitas são agendadas com um dia de antecedência para que você possa se organizar e aguardar a chegada do profissional.


Posso receber a visita da Hospitalar ATS em outro lugar?
Sim, caso seja necessário é possível receber a visita dos profissionais de saúde na sede da AACRT. Contudo, ressaltamos que a visita domiciliar é de extrema importância, pois é a partir da leitura do meio que os profissionais poderão identificar e sugerir melhorias, sempre pensando no seu bem-estar.
O que acontece caso não consiga receber a visita no horário agendado?
Você não será penalizado por isso, porém outro colega deixará de ser atendido. Sempre que você não puder receber a visita do PGS que já foi agendada, comunique a Central de Apoio da Hospitalar ATS pelo fone (51) 3269 5006.


O que é a Central de Apoio da Hospitalar?
A Central de Apoio da Hospitalar é um canal de comunicação entre o PGS e seus assistidos, sendo o atendimento realizado por profissionais da saúde que disponibilizam orientações para esclarecimento de dúvidas, apoio na busca da rede credenciada da Unimed, e onde você pode informar as intercorrências (como consulta médica realizada, resultado de exames alterados, idas à emergência, internação). É através da Central que você pode agendar visitas ou desmarcar as já agendadas. A Central de Apoio está disponível das 8h às 19h, através do fone: (51) 3269 5006.


Em caso de Urgências e Emergências devo chamar a Central de Apoio?
Em caso de urgência ou emergência pode-se acionar a Central de Apoio. Contudo, deve-se acionar um dos serviços de urgência/emergência, podendo ser o SOS Unimed, Ecco-Salva ou Samu, depende da cobertura que você possui.


O PGS oferece o serviço de SOS Unimed?
Todo o associado que aderir ao PGS e reside em Porto Alegre e Canoas, recebe gratuitamente pelo período de 2 (dois) anos os serviços da SOS Unimed. Transcorridos os 2 (dois) anos da data de inclusão no PGS o associado, caso tenha interesse, pode contratar o serviço de forma particular diretamente na ASTTI ou na AACRT.


Caso faça a adesão ao PGS, eu terei algum tipo de serviço como: sessões de fisioterapia domiciliar, atendimento de técnico de enfermagem, dieta, fralda, cama hospitalar de forma gratuita?
Não. O PGS é um programa de orientações e não estão previstos atendimentos terapêuticos. Tais necessidades são de responsabilidade de provimento pela família. Entretanto, podemos auxiliar com orientação e com indicação de locais para aquisição de equipamentos, bem como a Hospitalar ATS possui serviços de atendimento domiciliar e oferece desconto de 10% para os assistidos.

 

 

 

 

 

 

Contato

Rua Dr. Ramiro D'Ávila, 176 - CEP 90620-050 - Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3076-2450
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.