Um dos principais desafios da associação é trazer os associados para as suas sedes (em Porto Alegre e nas Delegacias Regionais) como forma de afastá-los da tristeza e da solidão, sentimentos que os fazem abrir a guarda para as doenças oportunistas e, para tanto, oferece uma diversidade de oficinas musicais e ocupacionais, além de grupos de trabalho voluntário que ajudam as pessoas a melhorarem sua qualidade de vida e alegria de viver.
Dentre as oficinas disponíveis em Porto Alegre, algumas são subsidiadas e outras totalmente gratuitas. São elas: Artesanato, Cavaco, Culinária, Educação Financeira, Equilíbrio, Expressão Corporal, Reiki, Informática, Ioga, Pensamento, Percussão, Pilates, Pintura em Tela, Ritmos, Teclado, Violão.
Veja cada uma das oficinas, abaixo.
A aula de artesanato é a mais divertida terapia, pois, em meio a confecções de peças artesanais existe amizade, companheirismo, cumplicidade, consolo, alegria e tantos outros sentimentos que nos fazem querer estar juntas todas as segundas-feiras. Desde 2009, atua com a finalidade de trazer mais pessoas para o grupo, objetivando proporcionar o máximo de possibilidades para aprender e ensinar umas às outras as habilidades de cada uma ou até mesmo, somente ir na AACRT para conversar pelo simples prazer de sair de casa e estar juntos.
Alguns dos benefícios são: convívio social, desenvolvimento de habilidades manuais, aprendizado, desenvolvimento da criatividade, solidariedade, motivação e compartilhamento.
Facilitadora voluntária: Rosa Mello
A partir da necessidade da banda de possuir acompanhamento de cordas (violão e cavaco) a AACRT criou a oficina de cavaco, que hoje conta com cinco alunos em aulas semanais.
Professor facilitador: Everton
A oficina de Equilíbrio consiste em posições diversas que exercitam o equilíbrio intercalando com posições de alongamento e trabalho de força muscular. Os exercícios de força têm como objetivo reforço muscular e articular resultando melhora na postura. Para estes utilizamos halteres, faixas elásticas e bola.
Benefícios desta prática: reforço muscular, melhora do equilíbrio, coordenação motora, estabilidade das articulações, melhoria do tempo de reação (prevenindo quedas e fraturas), sociabilização por ser uma aula coletiva.
"O Equilíbrio é definido como a habilidade de controlar a posição do corpo, quer a pessoa esteja parada, quer a pessoa esteja em movimento"
Professora facilitadora: Laura Tabbal
Professor facilitador: Pedro Omar Delgado
As aulas buscam orientar os alunos da oficina a partir de técnicas de culinária, novas receitas, harmonização de alimentos com bebidas, temperos e texturas de alimentos. Estas instruções são desempenhadas com os alunos botando literalmente a mão na massa, pois as aulas são práticas, onde todos desempenham tarefas para confecção do cardápio combinado. Normalmente executamos uma entrada e um prato principal e algumas vezes sobremesa. O objetivo principal das aulas é aumentar o conhecimento do mundo da gastronomia onde buscamos as origens dos alimentos e a adequação dos cardápios a determinados eventos. Com certeza os que frequentam as aulas de culinária desenvolvem uma série de alternativas gastronômicas e um conhecimento mais qualificado sobre elaboração, truques e alternativas culinárias.
Facilitador voluntário: Paulo Renato Novo Moreira
DESPERTANDO O SEU TALENTO.
A oficina de Teatro, desenvolve um sistema de atuação, através de exercícios Cênicos, construindo de uma forma descontraída e divertida, a aprendizagem Teatral.
Promove o desencadeamento e desperta habilidades importantes como:
- INTEGRAÇÃO:
Relacionado grupal, conceitos de compartilhar, consciência coletiva.
- OBSERVAÇÃO:
Ampliar conexões com espaços e pessoas.
- ESPONTANEIDADE:
Exercitar a liberdade de expressão, desenvolvendo a capacidade de exposição pessoal, diminuindo a timidez.
- IMAGINAÇÃO:
Desenvolver a criatividade, viajar nos pensamentos.
- REFLEXO E RITMO:
Propiciar mais agilidade no pensar e agir.
- IMPROVISAÇÃO:
Desenvolver a capacidade de criar exercícios de encenação.
Como encerramento da oficina, será apresentado pela turma um esquete, que será desenvolvido e ensaiado durante as aulas.
Orientadora: Sandra Loureiro.
Chamamos esse período de encontro, ao invés de aulas, porque a intenção é oportunizar a todos um diálogo em torno de um assunto que foi previamente proposto e aceito pelo grupo. Dessa forma todos tem a oportunidade de refletir e opinar a respeito dos conteúdos estudados. As matérias de estudo são obtidas em livros, reportagens de jornais, etc., e são selecionadas conforme sua maior relação com o nosso dia-a-dia.
Durante os encontros são utilizados os recursos audiovisuais do auditório da sede da associação como subsídio ao entendimento dos conteúdos.
O objetivo da oficina, além de proporcionar o convívio dos participantes do grupo, almeja o desenvolvimento da capacidade da compreensão da realidade dos principais temas do nosso cotidiano.
Facilitador voluntário: Sérgio Fontoura da Silva
A fim de proporcionar aos sócios que fazem parte da Banda Musical da AACRT um melhor desempenho, a associação passou a oferecer a oficina de percussão. Esta oficina tem como objetivo desenvolver a prática de instrumentos de percussão para os aposentados da CRT, de forma individual e coletiva, através da execução de ritmos afro-brasileiros como samba e seus derivados, forró, baião, axé e outros, e ainda proporcionar aos alunos uma vivencia de cultura musical, ritmos e repertórios.
Professor facilitador: Bruno
A aula de Pilates de solo é uma aula fácil, divertida e direcionada a cada um conforme a sua necessidade.
É uma técnica reconhecida para o tratamento e prevenção de problemas da coluna, utilizando baixo ou nenhum impacto, mas garantindo o condicionamento físico e/ou a reabilitação.
Os exercícios do método Pilates têm como objetivo principal fortalecer os músculos de forma geral, mas principalmente do abdômen, que ajuda a melhorar o equilíbrio e a força, estabilizando a coluna vertebral.
Uma das maiores vantagens e benefícios desse método, é que pode ser praticado por pessoas de qualquer idade ou grupo especial.
- Previne lesões; melhora a mobilidade; melhora a flexibilidade; melhora o equilíbrio; melhora da autoestima; melhora a qualidade de vida; melhora os reflexos; melhora a capacidade respiratória e cardiovascular; melhora a postura; contribui na manutenção e/ou aumento da densidade óssea; fortalece os músculos; diminui a depressão; alivia as dores e o stress.
Professora facilitadora: Aline Pereira dos Santos
Reiki - Rei = Universal ki = Energia Vital
Reike é uma técnica de origem japonesa, resultado da fusão da Energia vital e primordial do universo. É uma prática terapêutica de alinhamento energético, sem nenhum vínculo religioso e reconhecido pela Organização Mundial da Saúde. A energia é canalizada e aplicada através da imposição das mãos e atua nos seres viventes de forma holística, ou seja, integralmente e simultaneamente a nível físico, emocional , mental e espiritual promovendo a reposição de energia vital, sendo distribuída de forma inteligente de acordo com a necessidade. O reike interage e atua com nosso corpo, tratando e harmonizando de forma integral e simultânea, todos os níveis em equilíbrio. Venha participar da meditação do Reike e da aplicação. Para agendamento, entre em contato com o Serviço Social pelo fone: 30762450, opção 3.
A oficina de ritmos oferece uma aula com o propósito de se divertir, descobrir o corpo dançando, ativando a endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina que são os hormônios do bem-estar e da felicidade.
O objetivo da aula é principalmente a diversão, interagir com outras pessoas e trabalhar o cérebro com as movimentações corporais, prevenindo doenças. Frequentar as aulas, além dos ganhos físicos, diminui o estresse, a ansiedade, o sentimento de solidão e os medos. Aumenta a autoconfiança, a segurança e o bem-estar.
Professor facilitador: Fábio Mees Alibio
A oficina de teclado surgiu da demanda de alguns associados interessados em aprender um instrumento musical e passou a ser ministrada pelo maestro do Coral de Porto Alegre. Teve um ótimo resultado de lá para cá, aumentando a adesão.
Professor facilitador: Maestro Alberto Ricardo Gerst
Criada em 2013 por solicitação dos associados, a AACRT realiza a oficina de violão na sede, com a finalidade de realizar sonhos considerados impossíveis na terceira idade, como aprender a tocar um instrumento. A oficina, coordenada pelo Setor de Eventos, tem ensaios uma vez por semana.
Professor facilitador: Valdi

Yoga é um método sistemático que visa à boa saúde física, mental e espiritual. As posturas são simples, mas muito profundas. Durante toda a aula trabalhamos a ampliação da respiração, a consciência do corpo, o relaxamento, assim como a atenção plena no momento presente. Com a prática regular, aumenta-se a flexibilidade do corpo, o tônus muscular, a capacidade respiratória, o poder de concentração, a harmonia da mente e a paz interior. Agende uma aula experimental sem compromisso!
Professora facilitadora: Vera Lúcia Dias